quinta-feira, 21 de março de 2013

Rentabilidade da minha carteira

Já invisto há alguns meses, mas ontem, pela primeira vez resolvi calcular minha rentabilidade. O blog foi um bom estímulo pra isso. Inicialmente usei uma tabela do HC investimentos.Queimei todos os meus neurônios e descobri que tinha uma rentabilidade de 5% ao mês. Fiquei me achando sinistrona, até marido chegar em casa, refazer meus cálculos e perceber que eu havia preenchido tudo errado!

Ai, recebi a dica do Victor Fox Sierra, de usar a planinha do blog Além da Poupança. Repassei os dados, vi que a rentabilidade tinha dado igual a calculada pelo marido (ufa), e percebi que ela era muito, mas muuuuuuito mais fácil de usar.

Divido meus investimento em 3 categorias: ações, renda fixa (basicamente tesouro direto) e um outro, de renda váriavel. Este último até agora tem uma rentabilidade -13,68%. Por enquanto, não pretendo tirar esse montante daí, e muito menos investir mais. Deixo, portanto, esse investimento em stand by e vou me dedicar a falar dos outros no blog. Especialmente as ações.

Quanto as ações, tive uma rentabilidade de 5,23 em janeiro e -2.77 em fevereiro.



Tenho perdido pro Ibovespa, marido falou que se aplicasse tudo num fundo de índice era mais prático e eu iria ganhar mais (ingrato). Relevei esse fato primeiro porque minha carteira ainda é pequena, e portanto, muito sujeita a volatilidade e segundo, porque investo usando a analise fundamentalista, objetivando o longo prazo.

Pretendo postar minha carteira aqui, mas vou esperar o fim do mês. Esse mês consegui fazer uns aportes fortes, e finalmente estou vendo minha carteira tomar a forma que eu quero.

Até breve!



Um comentário:

  1. Ontem eu estava comparando PIBB11 x BOVA11 e deu nitidamente para ver que o primeiro continua batendo no segundo, ou seja, apesar de muitas recomendações que se deve investir em BOVA11, o resultado mostra que a rentabilidade do PIBB11 continua sendo melhor.

    Recomendo dar uma olhada e pensar em diversificar nele.

    Ah, e bem-vinda a vida frugal. Ela realmente te liberta do consumismo !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir