sexta-feira, 10 de maio de 2013

Por uma vida mais tranquila

Acordar sem despertador, tomar café da manhã com calma e ir para a academia, que às 11h da manhã costuma ficar bem vazia. Comprar no mercado local os ingredientes que faltam para fazer um almoço gostoso, que será degustado com uma taça de vinho. Aproveitar a tarde para ler um pouco e fazer as unhas. Em seguida visitar a mãe e depois retornar para casa, para passar o fim de noite com o marido.

Essa poderia ser a descrição de um domingo preguiçoso, de um início de férias gostoso ou o dia a dia de alguma madame. Mas não, foi apenas a quarta-feira de uma patricinha trabalhadora, que está tentando levar uma vida mais leve.

A verdade é que a vida de um profissional liberal em início de carreira é marcada por dias de muito trabalho, madrugadas em claro e domingos sem folga, intercalados por períodos de marasmo em que nenhuma oportunidadezinha aparece. E se antes esses períodos me deixava irritada, me sentindo frustada e fracassada, agora resolvi mudar o olhar. E aproveitar esses momentos para me curtir.

Vejam bem, não se trata de perder a ambição, mas apenas de aceitar que algumas coisas levam tempo para acontecer. Eu tenho me esforçado bastante para ser reconhecida na minha profissão, mas sei que não serei referência na minha área da noite pro dia. Isso leva tempo, e me estressar definitivamente não vai fazer esse tempo passar mais rápido.

E então fiquei pensando o quanto a frugalidade contribuiu para essa mudança de visão. Fiquei pensando no ano passado, quando estava cheia de dívidas e projetos (muito caros) para o casamento. Passava o tempo todo trabalhando, pensando em como ganhar dinheiro, fazendo contas, planilhas. Ficar à toa me estressava, e me fazia aceitar qualquer oportunidade de trabalho que surgisse, mesmo que ela não fosse tão interessante assim. E ainda tinha que ouvir que os gastos da festa não eram nada perto dos gastos do dia a dia de casada. Não podia aceitar isso! Não queria viver nessa pressão para sempre!

Foi então que resolvi viver uma vida diferente. Abri mão de ter uma empregada, de fazer um financiamento imobiliário, de ter um carro zero, um armário cheio de sapatos e uma cozinha com móveis planejados. Hoje lavo minha própria louça, moro de aluguel num apartamento pequeno, uso um carro velho (presente do papai), não tenho tantas roupas e tenho móveis doados por parentes ou garimpados no brechó. Tenho um padrão de vida bem abaixo do meu salário, e isso me faz muito bem.

Não ter dívidas me traz uma sensação de liberdade incrível. Saber que posso pagar minhas contas do mês mesmo que ganhe apenas metade do esperado me dá tranquilidade para aguardar as boas oportunidades surgirem. E isso, sem dúvida é o que me faz ter uma vida muito mais feliz!

Beijos da Patricinha!



Só pra constar esses pés não são meus. Achei essa foto no google.







8 comentários:

  1. Excelente texto Patricinha. Devemos ter consciência que o principal bem que temos é o tempo, e ele não deve ser gasto com o que nos faz mal. Eu também abri mão de carro Top e casa grande pra poder passar mais tempo com meus pais, cuidar do meu cachorro e quando tiver filhos, educá-los de pertinho. Na verdade busco a IF apenas para poder saborear as pequenas coisas da vida sem nenhuma preocupação. Como já deixaram no meu blog:
    "Vida Simples e Pensamento Elevado"
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A maior riqueza da vida é a liberdade, coisa que pouca gente tem hoje. Serei um homem rico quando poder acorda pelo menos um 4 dias na semana sem obrigação nenhuma, uma semana de 5 domingos e dois dias úteis seria muito bom, rs.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto.

    Resumindo, você abriu mão de coisas banais por algo muito maior, a sua liberdade. Isso não tem preço!

    Você vai longe, tenha certeza disso.

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Patricinha, muito bom o texto e a atitude.

    O blog do MMM (Mr. Mustache Money) fala sobre a simplicidade e como as melhores coisas da vinda independem de luxo e do carro do ano, o mesmo caminha que você começou a trilhar. considerando que ele se aposentou com 30 anos acho que é algo a ser levado a sério.

    Eu estava casado a 1 ano e minha casa própria estava quitada. O meu carro atual tem 4 anos e espero que me acompanhe pelos próximos 4 - está em ótimo estado. Enquanto isto vamos levando a vida da forma mais descomplicada possível.

    um abraço e te desejo tudo de bom

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela coragem de tomar essa atitude. Até o ano passado eu era quase um workaholic, e porcausa disso perdi muitas coisas boas que tinha na vida. Mas aprendi com os erros e perdas e estou tentando voltar a ser o cara tranquilo, boa praça e brincalhão que eu costumava ser. Retomei alguns hábitos na minha vida que havia deixado de lado. Hoje não deixo DE FORMA NENHUMA de praticar esportes (extremamente revigorante para o corpo, a mente e a alma). Bem não vou entrar em detalhes... Parabéns mais uma vez. às vezes temos que abdicar de algumas coisas pra ganharmos do outro lado. Para ser mais feliz, muita coisa é válida! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, achei muito interessante e sigo acompanhando... só um detalhe é q vc naum disse com quê vc trabalha... fiquei curioso...

    abraços!

    ResponderExcluir
  7. e muito bom viver assim....uma vida mais tranquila...

    ResponderExcluir