quarta-feira, 5 de junho de 2013

Patrimonio - Maio 2013

Se para a maioria dos blogueiros maio foi um mês ruim, para essa patricinha que vos fala foi um mês PÉSSIMO! Não consegui atingir NENHUMA das minhas metas. Gastei 4k no cartão de crédito (auto-controle, cadê você?), aportei pouco e tive rendimentos horrorosos. Para piorar, minha vida profissional foi marcada por fortes emoções esse final de mês. Trabalhei igual uma louca, me alimentei mal, deixei de participar de confraternizações por conta do trabalho, me estressei a beça... Tive alguns problemas que achei que não fosse conseguir resolver (e por ironia do destino resolvi), fiquei me achando uma bosta de profissional. E chorei (sim sou mulherzinha), chorei a beça, marido me consolou, descontei a raiva nele, chorei mais ainda (de raiva de tudo e de culpa por ter descontado a raiva nele).

Mas agora já passou. Passei um corretivo e um blush pra esconder a cara de derrotada e me reergui. Espero que compreendam o porquê de mais uma vez eu ter me atrasado para publicar meu patrimônio.

Agora vamos ao que interessa. Tentarei ser breve, prometo.


Tesouro direto: SELIC subiu e com isso os titulos de longo prazo tiveram rentabilidade negativa. Simples assim. Sem novos aportes esse mês, porém recebi uns quebrados de umas NTN-Bs e para contabilizá-los na rentabilidade deixei como um aporte negativo.


Ações: Pela primeira vez coloquei minhas ações para alugar, o que me rendeu incríveis R$8,57. Não dá nem pra comprar um batom vagabundo com essa quantia ridícula. Mas como marido diz, ganhei dinheiro sem fazer nada. E qualquer quantia é válida quando a gente não precisa de muito esforço para obte-la. Recebi alguns dividendos, no total de R$120,99. Também não é muito, mas segui o mesmo raciocínio acima e fiquei feliz. Aportei R$5250,95, ficando abaixo da minha meta de 6k por mês. Comprei um lote de GRND3 e outro de VALE5. No final tive uma rentabilidade -3.77%. Ok, fiquei acima do bovespa, mesmo assim foi ruim. 


Investimento secreto: Juro que ele não é nada demais, e vocês vão se decepcionar quando eu falar dele aqui. Não que eu queira esconder o que ele é, mas queria apresentá-lo dentro de um contexto, sabe. Ainda vou fazer um post sobre ele, quem sabe ainda esse mês. Eu achava que ele não poderia cair mais, mas estava errada. Tudo sempre pode cair mais. O chão é limite. E nesse mês caótico lá foi ele morro abaixo, com uma rentabilidade de -11,45%.


Seguimos com a planilha consolidada. É provável que eu fique em último no ranking esse mês. E não consegui romper a barreira dos 50.000.


Por último, o gráfico da evolução patrimonial. Estava conseguindo manter uma certa vantagem até esse mês, agora estou bem abaixo. Mas o sonho dos 100k até o final do ano continua vivo. Não vou me deixar abater.



Agora chega de lamentações que isso aqui não é blog do pobretão pra ficar reclamando o tempo todo. As metas para o próximo mês continuam iguais. A fatura do cartão vai vir baixinha esse mês (aprendi a me controlar na porrada) e se tudo correr bem farei um belo aporte. Não pretendo adicionar nenhuma nova ação na carteira, só comprar novos lotes das que estiverem menos favorecidas. Lotes inteiros, tenho implicância com o mercado fracionário. Provavelmente será em PETR4 e BBAS3, das quais tenho apenas um lotinho... E vou vender a ABCB4. Tenho dificuldade em analisar balanços de bancos em geral, quem dirá de bancos pequenos. Ela entrou na minha carteira numa fase inicial, onde ainda estava meio perdida e confiava na opinião de analistas. Por não saber analisá-la não comprarei mais dela, e como não saberei o momento certo de vende-la resolvi me desfazer dela agora. 

Acho que é isso. Aguardo os comentários de vocês.

Beijos da Pati


10 comentários:

  1. Excelente acompanhamento, e sucumbir ao consumismo acontece às vezes, eu tenho algumas paixões materiais que até tenho que evitar pensar, snão a grana vai embora! kkkkkkkkk
    Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Cansado de perder dinheiro na bolsa?
    Desde 2008, o Ibovespa não tem altas e os próximos anos parecem ser mais difíceis ainda.
    Pois então, venha recuperar TODAS as suas perdas na bolsa conosco.
    Venha conhecer um extraordinário plano de investimento que triplicará seu capital a cada ano.
    Milhares de investidores já aderiram ao plano e estão multiplicando seus patrimônios.
    Acesse: www.altosganhosanuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um guru prometendo milagres...
      Quer dinheiro fácil, entre em todas as frias que oferecem e seja feliz (pobre).

      Excluir
  3. Olá Patricinha!
    Sua carteira de ações ainda está melhor que a minha.
    Tive em maio uma queda de 7,14% no anual está em quase 16%.
    Quando olho a situação da minha carteira de ações até desanima, mas tenho que me manter firme, tenho esperança que no longo prazo a situação irá se reverter. O que está segurando a situação do meu patrimônio é a renda fixa.
    Sucesso
    Lihana

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricinha,

    Com um aporte tão grande como o seu por mês, eu não colocaria um percentual tão grande em ações.Talvez de 20% a 30%.
    Com um aporte desses, sua "viagem" pode ser muito mais tranquila. Sem altos e baixos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. apesar de tudo o aporte ainda foi muito bom. continue assim.

    ResponderExcluir
  6. belo aporte.... segue firme na luta contra o consumismo e a favor da independencia financeira!!

    vou botar seu blog nos meus favoritos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá PF!

    Estou fora da bolsa, mas realmente foi uma máxima do mês, todo mundo se lascando, salvo raras exceções!

    Seu aporte robusto, se permanecer contínuo, lhe dará muitas alegrias no médio prazo.

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Patricinha, parabens pela disciplina nos aportes. Continue na busca de seus objetivos. Sucesso, abraco! Bagual

    ResponderExcluir
  9. Oi, vim retribuir a visita.:)
    Admiro esse tipo de empenho com os investimentos e vou te seguir para me inspirar pq ando descrente com a bolsa. Muita força para nós mulheres, pq não é fácil mesmo.
    BjoCás

    ResponderExcluir