sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mais amor, menos consumo

Marido e eu faremos aniversário de casamento nesse segundo semestre do ano. Essa semana começamos a planejar nossa comemoração. Optamos por reservar um final de semana em um hotel agradável, perto da cidade em que moramos. E combinamos de não trocar presentes.

Contei isso pras minhas amigas que me chamaram de louca. Uma inclusive me disse que após um tempo de casado, o homem só presenteia a mulher em ocasiões especiais. Senão estimularmos isso corremos o risco de não receber presente nunca mais. Mas será que oferecer algo material realmente é necessário?

Desde pequena fui estimulada a associar o consumismo à momentos especiais. No meu aniversário e no natal sempre recebia uma enxurrada de brinquedos. Minha mãe teve uma infância muito pobre, e quis oferecer aos filhos tudo que não teve. Esses momentos me deixavam muito feliz, afinal, não tinha renda própria, e só assim poderia receber o objeto desejado. Mas era uma felicidade passageira. Logo enjoava da maioria dos brinquedos recebidos, que iam para o fundo do armário.

Patricinha feliz no Natal
O tempo passou, e hoje sou independente e posso comprar quase tudo que quero. Não há nenhum produto que o meu marido possa me dar que eu mesma não possa adquirir. Sei que para ele frequentar shopping é um programa chato, escolher algo numa loja feminina é quase uma tortura. Então para que submete-lo a isso? Para que força-lo a gastar o nosso dinheiro em algo que talvez não me agrade, ou que não esteja precisando? Será que oferecer um vestido, uma bolsa ou um acessório é realmente uma boa forma de se demonstrar o amor? Ou apenas a maneira mais fácil?

Prefiro nos presentear com momentos. Viagens, passeios, jantares especiais. A felicidade proporcionada por um momento é muito mais duradoura, o sentimento bom volta cada vez que aquele dia vem a memória. Infelizmente ainda não consegui passar essa filosofia à minha família, que é muito materialista e fica super triste se não receber um objeto em uma data especial. Espero conseguir criar meus filhos com uma mentalidade diferente. 

E vocês caros investidores frugais, conseguem sobreviver as comemorações sem tocar no bolso?

Beijos da Pati  

 

13 comentários:

  1. Oi, eu e meu namorido também não costumamos trocar presentes, desde sempre, em nenhuma data! hahaha. Não acho que isso faça a nossa relação ser mais fria que as outras, só achamos que ter a obrigação de dar alguma coisa para o outro por conta de uma data é muito chato, parece obrigação e não que a pessoa está querendo realmente te presentear. Já demos algumas coisas um para o outro, mas nada combinado. Quando eu por exemplo estava procurando um celular novo, na hora que fui pagar, ele disse que pagaria pra mim, e vice versa, é assim que nos presenteamos. Acho uma tortura procurar presente pra alguém, nunca sei o que comprar, amigo secreto então, tenho pavor! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo post e mais ainda pela atitude. Concordo em genero, numero e grau com a decisão de vocês. parabens!

    ResponderExcluir
  3. gostosona. te pedi fotos.

    e sobre mais amor. quer que te mando as minhas pra gente ver isso ai ?

    ResponderExcluir
  4. paty , ja que voce falou do seu marido.

    é verdade o que o pobreta falou que voce trai ele?

    ResponderExcluir
  5. Paty, excelente atitude! Realmente vc e excecao entre as mulheres! Abraco! Bagual

    ResponderExcluir
  6. "Prefiro nos presentear com momentos. Viagens, passeios, jantares especiais."

    Consumismo do mesmo jeito. Ou até mais caro.

    ResponderExcluir
  7. Nossa,quem me dera arranjar uma mulher com o pensamento parecido com o seu,muito bom.Talvez eu ainda tenha essa sorte.Muito legal sua forma de ver a vida,parabéns.
    ANDERSON

    ResponderExcluir
  8. Eu penso exatamente igual a você. E minhas amigas tb acham um horror isso

    ResponderExcluir
  9. Investidor Troll ou "Inventador Troll"?

    Todo acionista da cielo viu o desdobramento de 1:5 ocorrido em abril/maio de 2013. Só o troll que não:

    http://investidortroll.blogspot.com.br/2013/06/atualizacao-mensal-maio-de-2013.html

    Aqui ele diz que comprou 280 cielos... hum... para quem tinha 720, era para terem entrado 144 novas ações da cielo, sem a compra, totalizando portanto 280 + 720 + 144 = 1144 ações da cielo.

    Mas ele posta somente que comprou as 280, a 55,00, o que completa 1000 ações cielo. Agora, tenho certeza que ele irá procurar em todos os blogs um jeito de corrigir as mentiras dele, ou dizendo que "esqueceu" de computar ou então que as 280 já conta com as 144 recebidas... HAHAHAHAHA

    Sem contar que ele é a JOVEM INVESTIDORA, caso vocês não tenham percebido ainda...

    Olhem o alem da poupança, acionista de verdade da cielo:

    http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/05/fechamento-abril-de-2013.html

    Aqui ele fala que recebeu 1 por 5... e sua conta fecha!!!

    FORA TROLLETA FAKE MENTIROSO!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Paty,

    Criei meu blog recentemente para participar das discussões da blogosfera, já acompanho a algum tempo os posts da galera inclusive o seu..

    Concordo plenamente com o pensamento, eu gosto de dar presentes apenas quando vejo que eles serão uteis e necessários para a pessoa presenteada e não porque é alguma data “especial”, acho muito mais proveitoso aproveitar possíveis feriados nessas datas e planejar algum passeio.

    Abraço,

    IM.
    investidormochileiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bom post! Eu e minha patroa evitamos ao máximo a troca de presentes. Pra comemorar ocasiões especiais juntamos nosss graninhas e viajamos. Até a IF é cinto apertado! kkkkkkk

    ResponderExcluir