quarta-feira, 3 de abril de 2013

Minha carteira de ações

Minha carteira de ações ainda está em fase de construção. Meu objetivo é formar patrimônio (não pretendo fazer trades, pelo menos por enquanto), escolhendo empresas boas e usando a estratégia buy and hold. Estou a bastante tempo estudando sobre como fazer análise de empresas, mas só hoje assisti um vídeo que conseguiu dar uma organizada em tudo que eu estudei.

O vídeo é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=1ihUxi7xLwo

É um vídeo um pouco antigo, e bem básico. Talvez pra quem já tenha muita esperiência com ações não acrescente muito, mas se você ainda é um investidor iniciante eu recomendo bastante. É longo mas vale a pena, acredite.

Minha carteira de ações está composta da seguinte forma:



As ações ETER3,GRND,BBAS3, ABCB4 e CCRO3 contemplam todos so meus requisitos. Apresentam patrimônio crescente, lucros consistentes e divida e caixa equilibrados (no caso dos bancos, tem um índice de basiléia maior que 14) e boa governança (apesar de eu ainda ter dificuldade em avaliar esse último ítem). E além disso, apresentam uma boa precificação. Já tem lugar garantido na minha carteira por esse ano.

Agora as ações PETR4 e VALE5 confesso que comprei com aquele pensamento "são bluechips e estão baratas então vale a pena". Analisando agora os balanços constatei o óbvio, os últimos anos delas foram muito ruins. Acredito que isso mude no longo prazo, não sei quando. A minha dúvida é, vale a pena ficar investindo nessas empresas que ainda patinarão por um tempo esperando elas subirem? Será que investindo aí não perderei a oportunidade de investir em empresas que já estão crescendo agora e continuarão crescendo no futuro? Fiquei na dúvida. Deixarei elas em quartena até decidir.

Esse mês pretendo investir metade do meu capital em alguma das empresas do primeiro grupo, e outra metade em alguma nova. Vou manter essa estratégia até chegar aos meus 10 ativos. A principio penso em acrescentar a AMBV4. É uma empresa com bons fundamentos e vantagem competitiva incontestável. Estava com um pouco de preconceito de entrar nela devido a cotação alta. Mas estudando um pouco mais percebi que isso não faz muito sentido dentro da estratégia que pretendo seguir.

E aí, o que acham? Aguardo opinião de vocês!

Beijos da Paty!


10 comentários:

  1. Olá Paty !

    Estou fugindo de PETR4 e VALE5, não me interessa tê-las. Se você não está confortável com elas, ainda é tempo de se desfazer com lucro e mirar em outros papéis.

    GRND3 o que falar né, bem consistente.

    ETER3 também aparanta estar bem aos olhos do mercado e o medo do amianto parece cada vez assombrar menos os investidores. Tomara que a blindagem da empresa hoje proteja ela no futuro.

    ABCB4 eu não conheço e estou curioso do pq vc colocou na sua carteira ! rs

    CCRO3 apesar de regulamentada, vale a pena ter na minha opnião, tanto que já está na minha carteira também para a próxima divulgação...Hehehe

    Quanto a cotação alta, penso da mesma forma e pra mim tb não interessa ativo assim.
    Pretendo investir em ações prioritariamente de crescimento, uma parcela menor em dividendos e por último a "carteira kamikaze", incluíndo aí micos...Hehehe

    Como já disse em outro blog, não me agrada a idéia de fazer compras parciais ao longo do tempo, pois quanto mais papéis na carteira, mais vc vai gastar corretagem para ficar balanceando ela. Por um lado é bom pois vc pode ter a oportunidade de comprar talvez a um preço médio menor (tomará ! rs), por outro, se o ativo está em tendência de alta, tem dinheirinho vai comprando cada vez menos ações e vc acaba perdendo a chance de comprar muitas a um preço baixo.

    Quanto a 10 ativos, acho o número ideal. 10 a 12, mais do que isto começa a virar fundo de ações...kkkk

    Boa diversificação, parabéns !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião, querido Poney!

      Quando a corretagem não será um grande problema. Prentendo comprar 1 a 2 ativos por mês. Não tenho obsessão de manter percentuais iguais na minha carteira. As ações que eu comprei agora estão com um preço bom. Se ao longo do tempo aumentar muito irei reavaliar. Se acreditar que podem continuar subindo não vejo porque de não continuar comprando. Se achar que não vale mais a pena deixo em quarentena.

      Beijos da Pati!

      Excluir
  2. Carteira legal. Li um bom texto sobre o Banco ABC há um tempo, achei interessante.

    ´[]s!

    ResponderExcluir
  3. gostei da sua carteira bem diversificada

    ResponderExcluir
  4. Olá! se vc pretende mesmo ter a Ambev como uma de suas empresas e pretende utilizar a estratégia de Buy and hold eu acho que vc deveria dar uma olhada com mais carinho na AMBV3 pois ela possui 80% tag along, enquanto a AMBV4 não possui e isso é muito importante para o holder. Tudo indica que a AMBV3 e 4 vão se tornar uma só, mas enquanto isso não ocorre melhor se garantir com o tag along de 80%.

    ResponderExcluir
  5. Sovina, seu comentário é muito válido, exceto para o caso da Ambev. Conforme fato relevante divulgado (http://www.mzweb.com.br/ambev2012/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=562648E9-F59F-4887-A3A9-E301EF21C653), a empresa pretende realizar uma reestruturação societária de forma a unir as ações ON e PN em um único tipo de ação ordinária, com tag along, aprimorando assim a sua governança corporativa. Então, se isso se concretizar, tanto faz qual que você tem, já que vai passar a ter uma nova ação ON.

    Patricinha, ainda que você tenha comprado VALE e PETR e se arrependido depois, o valor que você tem delas é pequeno e, conforme for aportando, estas empresas vão representar cada vez menos na sua carteira. Dessa forma, tanto faz você vender ou manter essas empresa, a não ser que adquira mais delas no futuro. Outro ponto: o "prejuízo" da Vale no 4T é não recorrente. Eu não vejo uma deterioração dos fundamentos exceto por esse evento e pela diminuição das redeitas, dado que é uma cia inserida em um setor cíclico.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita a colocação do Cresce Bufunfa sobre a Vale... ainda continua uma excelente empresa.

      Ciclista Investidor

      Excluir
  6. Ótimo rendimento!
    Está adicionada.
    AMbev está cada dia mais linda para compra, Natura também.
    Abraço

    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Fiz a mesma coisa que você sobre Petro e Vale.
    Fiquei na dúvida se vendia mas acabei resolvendo não comprar mais.

    ResponderExcluir