segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pra que serve a moda?

Há um tempinho atrás passei em frente a uma loja badalada e uma calça me chamou a atenção. Ela tinha um corte bonito e uma estampa diferente. Procurei o preço (cada vez mais difícil de se localizar numa vitrine) e segui meu rumo, custava mais de 800 dinheiros, inviável para mim.

Sábado passado sai para tomar um chopp e quando reparei, aquela estampa, que por ora tinha sido considerada diferente, estava por todos os lados. Era o novo ícone da moda, a nova tendência. Inicialmente fiquei aliviada por ter resistido a tentaçao de comprar. Imagina "investir" tanto em uma peça buscando ser diferente e no final me tornar mais um entre os iguais?

A peça era a calça listrada branca e preta, agora conhecida como calça Beetlejuice.


Fiquei pensando no significado da moda e no quanto ela influência nossa vida. Certo que já fazem milhares de ano que as roupas pararam de servir exclusivamente para proteger o corpo. A evolução dos cortes, tecidos, acompanhou a evolução da humanidade. Roupas demonstram o estilo da pessoa, sua personalidade e até o seu humor. Isso não questiono, reconheço a importância.

O que me assusta, é a velocidade com que tudo acontece hoje em dia. Novas tendências são lançadas a cada estação com único objetivo de aumentar o consumo. E o que deveria diferenciar uniformiza, deixa todas iguais. E por ser visto a toda hora logo enjoa, sendo necessária uma nova tendência para substituir a anterior. Já tive algumas amigas e muita conhecidas vítimas desse sistema. Armários cada vez mais cheios e carteiras (e almas) cada vez mais vazias. Para compensar os gastos no cartão trabalham cada vez mais, e logo vem o pensamento "trabalho tanto que mereço" e assim entra naquele ciclo trabalho x consumo que a gente já conhece e já discuti num post anterior. 

Eu continuo tentando seguir o caminho do meio. Gosto de andar bem vestida e tento aproveitar meu guarda-roupa da melhor maneira que posso. Faço compras em boa lojas, mas sempre aproveitando as liquidações. Confesso que adoro uma roupa nova, mas antes de comprar algo sempre me faço duas perguntas: eu realmente preciso de mais uma peça? eu terei vergonha de usá-la daqui a 6 meses/ 1 ano? Se a resposta a alguma das perguntas for negativa, é pequena a chance de passar o meu cartão. Pequena, pois como patricinha ainda dou minhas derrapadas. 

Beijos da Pati!


17 comentários:

  1. Os mesmos argumentos valem para as novidades tecnológicas (moda dos nerds).

    Legal seu blog

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. A moda é criada por marqueteiros para que as pessoas comprem num ano e joguem fora no outro. Se vc observar, a cada ano as cores e estampas são bem absurdas. isto é feito para que fique bem marcado e a pessoa tenha vergonha de continuar usando.

    ResponderExcluir
  3. detalhe: puta roupa feia... bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, na primeira vez que vi achei bonito. Era uma loja badalada, que vende roupas lindas e de boa de qualidade. Juro que na vitrine ficou uma composição legal... Rsrs

      Mas agora está tão comum que nem consigo achar bonito mais...

      Excluir
  4. Essa peça e daquelas que compramos por impulso e porque está na moda, e alguns meses depois doamos ou fica encalhada no armário e fazemos aquela pergunta:
    Onde estava com a cabeça para comprar uma coisa isso?
    Bj.
    Lih

    ResponderExcluir
  5. É igual essa moda, no meu modo de ver, escrota de usar óculos estilo nerd, com as lentes SEM NENHUM GRAU. No ano passado estava acompanhando o jogo final do Campeonato Brasileiro, Fluminense X Cruzeiro.

    Após o jogo, um jogador chamado Wellington Nem apareceu comemorando com um óculos de nerd (desses que tem as hastes enormes) e o repórter perguntou: Tem grau isso aí? E ele de pronto respondeu: Não não, é só moda mesmo!

    Acho patético uma moda que seja usar algo que é comumente usado por pessoas que possuem um problema na vista (problemas crônicos e muitas vezes degenerativos)

    Significa que se amanhã o Neymar andar de cadeira de rodas porque está na "moda", todo mundo vai comprar uma pra acompanhar a moda?

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SdP, falei isso outro dia pra minha mulher, pqp, como que algum idiota consegue usar um lixo desses, coisa de nerd anos 80... parabrisa de fusca...

      diferente do classico ray ban aviador, do qual tenho uma copia devidamente falsificada de 30,00.

      quanto ao negocio da cadeira de roda, pasme, mas eu vi que alguem fazia algo assim na tv paga (nao sei o programa nem o que realmente ocorria, so vi a chamada dizendo qeu fulana não é ---plégica,mas usa a cadeira etc)...

      enfim... imbecilidade humana sem limites... comportamentos imbecis ditados por imbecis maiores ainda visando o lucro de imbecis mais imbecis que os imbecis, por acompanharem uma idiotice dessa....

      Excluir
    2. Caraca! Não acredito que teve uma pessoa que ousou em adotar o uso de cadeira de rodas, sem necessidade!

      O ser humano hoje em dia está beirando o escrotismo extremo mesmo.

      Excluir
    3. Minha priminha aderiu a essa moda dos óculos sem grau. Mas ela tem doze anos, então fica até engraçadinho. O que me impressiona são mulheres adultas que continuam tendo esse tipo de comportamento. Parece que não sai nunca da adolescência.

      Excluir
    4. pior são os de sexo masculino (nao da pra dizer macho ou homem pra uns caras desses) adolescentes tardios e otarios que continuam assim...

      Excluir
  6. Se criam tendências pra isso mesmo, as pessoas gastarem, o importante é vc ter controle de si e dessa situação, como o 1º anon disse, tem as tendências de tecnologia, pra quem gosta, é a mesma sensação que uma mulher deve sentir na frente dos lançamentos da estação 2013-2014....
    Do mesmo jeito tem os gearhead, os fanáticos por automóveis, apaixonados pelo antigo e desejando o novo.
    Enfim, todo mundo tem um ponto fraco ou/e um hobby, é ai que o capitalismo nos depena, e essa historia do, ah eu mereço! por que....não ajuda ninguém em nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Eu quis abordar a moda de roupas pois é o ponto fraco de muitas mulheres. É muito comum ver mulheres com várias roupas que nunca foram usadas. Compram por impulso total e depois não sabem o que fazer com elas.

      Meu maninho gastador é um desses fanáticos por carros. É o típico brasileiro de classe média/alta. Ainda vou escrever um post sobre ele. Ele tem um carro bom, com menos de um ano de uso e já está doido para comprar outro. E ainda fica me chamando de muquirana, que não sei aproveitar a vida. Diz que ao invés de ser feliz eu prefiro andar de carro velho... Ah maninho...

      Excluir
  7. Em relação as evoluções tecnológicas a Apple sabe usar como ninguém a obsolência programada, até mesmo pela cegueira de grande parte de seus fãs.

    Um sujeito compra um iPhone 4, anda de trem, põe pra pagar em 12 vezes "sem juros" e mal acabou de pagar suadamente o seu celular, agora já temos o iPhone 5. E o que ele faz? Vai lá e se enfia em mais um parcelamento "sem juros" e assim a Apple vai crescendo (até acho que tem que crescer mesmo, pois os produtos são excelentes) através de pessoas sensatas que compram porque acham o produto ótimo e também cresce, por conta de pessoas totalmente incluídas da loop da obsolência programada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. A moda é um lixo, esta é a verdade. Uma vez estava conversando na casa de duas consultoras da samsung, elas vão de loja em loja de celulres comentando sobre os lançamentos da marca e oferecendo panfletos e acessórios para a compra.

    Como era noite e estávamos na casa dos pais de uma dela, as meninas tiraram os celulares da bolsa e botaram em cima da mesa (dois batatões antigos). _Vem cá, beltrana. como você me vende esta belezinha e usa este batatão?
    _Sabe o que é Onesíforo, a minha função e a dela é fazer você acreditar que está desatualizado por não ter o lançamento.

    Nestas horas tenho o maior orgulho de ter o meu Nokia 1100, está comigo a 8 anos e com bravura indo para o nono! Funciona que é uma beleza!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Pati, so falta voce pra fazer o ranking...

    Victor

    ResponderExcluir