terça-feira, 9 de julho de 2013

Viajar é preciso, mas não de all inclusive

Um dos maiores prazeres da minha vida é viajar. Quando era criança, diferente de todas as minhas amigas que sonhavam em ser princesas ou bailarinas, eu sonhava em ser um andarilho, daqueles que viaja o mundo com uma mochila nas costas.

Imagem daqui
O tempo passou e a vida me transformou numa patricinha trabalhadora. Hoje não posso, e nem quero, largar tudo e sair andando por aí. Mas o sonho de conhecer o mundo não acabou. E para realizá-lo aproveito toda oportunidade que tenho para viajar. Até hoje o meus pézinhos já passaram por 22 países e já se fixaram temporariamente em um deles por duas vezes. Virei uma figura de referência em viagens independentes e econômicas. Grande parte dos meus amigos recorre a mim antes de botar o pé na estrada.


Ok, sei que alguns leitores devem estar pensando: "Peraí dona Pati, isso aqui é um blog de economia e não de gastação. Viajar é gastar dinheiro à toa! Coisa de burguês!"

Penso diferente. Juntar dinheiro é importante, formar patrimônio, garantir uma independência financeira. Mas também é necessário "investir" no que te faz feliz agora. E isso me faz feliz. Não é uma alegria que dura só aquela semaninha que passo fora. É a recordação que fica, um sentimento bom que vem cada vez que vejo uma foto, que lembro dos momentos que vivi.  

Apesar disso tudo, eu e marido tínhamos decidido que esse ano seria diferente. Por motivos de trabalho não poderiamos tirar férias longas esse ano, e depois de um ano de tanta gastação com a festa de casamento e lua de mel queríamos economizar o máximo possível. Mas a vida tem sido muito boa comigo, e no meio disso tudo sogrão nos presenteou com uma semana em um hotel all inclusive. Usamos umas milhas que já estavam pra vencer, demos uma organizadinha nos compromissos e partímos para uma semana de férias quase de graça.

Eu que sempre tive horror a agências de viagem, cruzeiros e grandes hotéis tive que me render a modinha. E  resolvi fazer um compilado para demonstrar o que vocês, caros amigos, provavelmente já sabiam. Ir para um hotel all inclusive definitivamente não vale a pena (o que não quer dizer que minha viagem não tenha sido ótima). 

Continua no próximo post.

2 comentários:

  1. Genial! Me identifico muito com isso.
    Vou fazer um post sobre viagens.

    Já fui pra 9 países, e sim, não tem dinheiro que pague uma viagem.

    Sou do estilo mochileiro, gasto pouco e me divirto muito.

    Eu tenho um "fundo viagem" e dinheiro das férias é pra viajar tambem.
    Estou tentando melhorar meus rendimentos, e tambem diminuir os custos do dia a dia... Mas a grana da viagem sempre vai estar separada hehe

    ResponderExcluir
  2. tb adoro viagens , já rodei o Brasil em muitas festas e tb para conhecer os lugares infelizmente ainda não sair do país mas pretendo!!!

    o equilibrio tem que existir se não a pessoa leva uma vida pobre pra ter uma velhice rica, a energia não será a mesma nem a graça será a mesma, tem que dosar muito bem o "curtir" e investir e esse é o grande desafio!!!

    ResponderExcluir